Cuide do seu notebook!

Os notebooks não são tão novos no mercado quanto parecem. Apesar de sua popularização no Brasil iniciar em 2005, o primeiro computador portátil foi desenvolvido no ano de 1981. Batizado como “Osborne 1”, possuía uma tela de 5 polegadas e peso demasiado para mobilidade que se pretendia, aproximadamente 12 Kg.

Com a massificação de Laptops no mercado, alguns cuidados se fazem necessários para prolongar sua vida útil, visto que possui componentes e periféricos frágeis e delicados.

Telas, teclados, HDs e carregador são os campeões de reposição em equipamentos defeituosos. A Ponto Certo possui uma linha completa de produtos para cada caso, de acordo com a marca e modelo dos inúmeros equipamentos ofertados atualmente.

Em algumas situações, o notebook deixa de carregar a bateria e também não funciona conectado à energia elétrica. A primeira impressão por parte do usuário é de um defeito no carregador. Muitas vezes, o problema não está no carregador e sim no conector interno do Notebook, também conhecido como “DC Jack”.

Inúmeras vezes, clientes procuram nossa assistência técnica com problemas em seus equipamentos. Para nossa surpresa, ao invés do conector interno, nossos técnicos encontram algo como na foto abaixo:

Notebook sem o DC Jack

Notebook sem o DC Jack

NÃO FAÇA ISSO!

Imagine você ir para uma reunião de negócios, para a Universidade, ou viagem em férias e levar seu notebook com essa “extensão” pendurada. Bem feio não é?

Além da aparência, existem detalhes importantes que ressaltamos abaixo.

Os conectores Jack são sensíveis e podem ser danificados com um simples “esbarrão”, mau uso ao utilizar o equipamento no colo ou na cama, utilização de carregadores universais de má qualidade, entre outros.

Cada conector faz seu papel dentro da Engenharia de Hardware dos fabricantes. Eles são modelados para cumprir um papel importante no funcionamento da placa-mãe: recebe a amperagem vinda do carregador e distribuem corretamente entre os componentes da motherboard.

Com frequência, os usuários costumam “dar um jeitinho”, deixando o cabo do carregador esticado ou embaixo de algum objeto, pois “Nessa posição funciona, não toca! Não chega perto!”

Ocorre que, ao forçar o conector além do seu eixo habitual, poderá acarretar na quebra da solda na placa-mãe, ocorrendo erro na distribuição da tensão, superaquecendo a placa-mãe e consequentemente danificando todo o conjunto.

Para cada modelo de notebook, existe o conector adequado. Em nosso laboratório possuímos inúmeros conectores, para a situação correta de utilização, veja a foto abaixo:

Cada notebook possui o seu modelo específico de conector.

Cada notebook possui o seu modelo específico de conector.

 

Se o seu notebook deixou de carregar, o plug do conector está aquecendo muito ou tem que “dar um jeitinho” para ficar ligado, agende uma visita dos nossos técnicos. ORÇAMENTO GRATUITO. Ligue para o 3281 1806 e fale com nossa equipe.

Daner Pereira durante substituição do conector Jack.

Daner Pereira durante substituição do conector Jack.

 

E lembre-se… se o fabricante do seu notebook nunca lançou um modelo com “rabicho”, é porque não é correto utilizar assim. Os reparos e diagnóstico de defeitos devem seguir padrões. Consertos utilizando métodos alternativos podem ocasionar danos irreparáveis na placa-mãe. Não utilize o método de tentativa e erro!

Notebook com "rabicho"

Notebook com “rabicho”

Leave a Comment

Invalid fields Required fields

Ponto Certo Soluções em TI

Rua Gal. Osório, 911
Centro - Caçapava do Sul - RS
CEP: 96570-000

55 3281 1806

www.pcerto.net

contato@pcerto.net

Webmail

Usuário:
Senha:
   
 

Curta!

© 2013 www.pcerto.net